Integrando o Nucleo Media DS com sistemas externos através de Conectores R.S.S.

O Nucleo Media possui de forma nativa a possibilidade de integração com sistemas externos, através de conectores RSS. Isso permite a clientes exibir em sua TV informações de sistemas internos como sistema de filas, ERP, CRM, BI etc. Desta forma, isso torna simples a divulgação de certas informações de interesse da empresa a seus colaboradores, ou a parte deles (através da segmentação de informações em telas).

Imagine um Supermercado, onde o cliente quer integrar sua tabela de preços já existente (ele já possui um sistema que controla isso) com sua sinalização Digital. Ele quer mexer no sistema dele que já está acostumado, e quer clicar e dizer que a promoção entra no ar dia tal e sai dia tal. Para isso, como ele não quer usar os feeds internos do sistema Nucleo Media nesse caso, e sim usar o seu sistema, é necessária a integração. O programador do sistema dele irá desenvolver um conector RSS que entrega as promoções para o sistema Nucleo Media.

Vejamos outro caso: imagine uma empresa de 5000 funcionários, ter um Mural ou TV Corporativa, e exibir os aniversariantes do dia na TV? Fazer isso somente operando o sistema Nucleo Media seria insano, porque essa empresa tem certamente muita gente entrando e saindo sempre. Manter o banco de dados do Nucleo Media atualizado seria complexo, e precisaria de uma pessoa apenas para gerenciar esse FEED. Seria muito mais simples integrar o Nucleo Media com o sistema interno da empresa que já possui os dados dos colaboradores, dentre eles, o nome, a data de nascimento e talvez até o departamento. Ao entrar um novo colaborador, a empresa já possui em seu processo interno a inserção deste colaborador em seu sistema, mas não faz sentido também mexer no sistema Nucleo Media. Faz mais sentido que o Nucleo Media se conecte ao sistema, e busque essas informações (apenas as que forem exibidas, ou seja, não seria necessário saber o salário do colaborador). Mas, como fazer isso?

A integração por RSS é simples. Quem dentro da empresa desenvolveu ou tem acesso aos dados da aplicação, deve criar um conector RSS, buscando a informação do banco de dados do sistema, e escrevendo em formato XML padrão RSS. Depois disso, o sistema Nucleo Media funciona com os feeds, e essa URL do conector será a URL de integração (assim como se utilizam URLs de feeds de portais externos como UOL, Terra, Globo, R7, IG, etc). Quem escreveu o conector, vai decidir quais dados enviar para o Nucleo Media (e claro, não enviaria o salário).

A BroadNeeds, em seu show-room, exibe um caso prático desta integração, quando ela mostra, em seu Mural Digital, informações do CRM, o sistema que controla dentre diversas coisas, os chamados de clientes com a BroadNeeds. Isso permite que, de poucos em poucos minutos, um template seja mostrado nas TVs dentro da BroadNeeds, mostrando as informações à equipe da situação dos chamados. Isso alerta a equipe do Suporte Técnico, Implantação, Comercial e Financeira o tempo todo da situação, melhorando assim a qualidade do atendimento.

Vejam abaixo exemplo do RSS retirado através de um simples conector programado em ASP pela BroadNeeds, e o resultado nas telas:

Saída XML do conector exibida pelo browser

XML retorno do Conector
XML retorno do Conector

e veja o resultado disso, ao se gerar um template em Flash que resgata esses dados através do feed criado

Informação do XML agora formatada por um template desenvolvido da forma que queremos.
Informação do XML agora formatada por um template desenvolvido da forma que queremos.

Nossa intenção é que nossos clientes cada vez mais utilizem as diversas possibilidades que um software tão flexível quando o Nucleo Media lhes proporciona. Estamos à disposição para auxiliar cada cliente no entendimento destas possibilidades.

Equipe BroadNeeds