Infográfico – 8 soluções inteligentes para sua loja vender mais e reter clientes

Olá

A busca para atrair os clientes no ponto-de-venda, no varejo, em especial em lojas, requer investimento em soluções tecnológicas. A palavra “investimento” foi empregada nessa frase não por acaso: é porque o valor gasto nessas soluções é retornado em vendas, retensão de clientes, melhoria da imagem institucional da empresa e dos produtos.. ou seja, existe ROI, retorno do investimento.

Estima-se que 76% das decisões de compra acontecem realmente dentro da loja. Quanto mais criativa for a estrutura da loja, maior a chance que essa decisão seja de compra, e não de ir embora.

Para atrair o cliente, existem fases distintas

  1. O cliente está fora de sua loja e você quer que ele entre: Como atraí-lo para que pare de apenas olhar, e entre na loja? Que tecnologias podem ajudar sua vitrine a ficar mais dinâmica?
  2. O cliente está dentro da sua loja e você quer que ele compre: você tem seu cliente ali, a poucos passos de fazer a compra, mas é muito comum que ele saia sem comprar nada. Será que as informações sobre os produtos estão atrativas? Será que seu vendedor está atendendo da maneira correta? Ou será que a música ambiente o afastou?
  3. O cliente comprou na sua loja e você quer que ele retorne: legal, você conseguiu que ele compre. Será que ele vai retornar? Como você pode  fazer com que ele retorne, para sua loja, e não para a do concorrente? Como fazer ele mostrar o que comprou e falar bem da experiência de compra, trazendo ainda mais clientes para sua loja?
  4. O cliente saiu da sua loja e você quer saber o que ele pensa sobre a experiência de compra: como você pode entender o que seu cliente pensa da experiência de compra, de sua marca ou coletar informações adicionais para ajudá-lo a melhorar a experiência de compra dos futuros clientes?

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Em cada uma destas fases, o lojista, e em grande parte das vezes, a equipe de Marketing da marca desta loja, investe em soluções tecnológicas. Algumas destas soluções já funcionaram, como colocar uma pessoa gritando na frente da loja, para que clientes entrem na loja, alguns até vestidos de palhaços, ou dançando. Mas será que este é o seu modo de atrair (ou assustar) seus clientes? Claro que não.

Para isso, descrevemos 8 soluções tecnológicas que podem ajudá-lo a atrair, vender, fidelizar, e entender seu cliente.

  1. VIDEOWALL: é a porta de entrada. É uma forma de fazer sua vitrine mais bonita, mais atraente. O Videowall normalmente é uma matriz de telas, normalmente variando entre 3 até 25 telas ou mais. Essa é uma ferramenta que chama atenção do consumidor. Claro que não adianta ter um videowall grande, mas com conteúdo ruim. A escolha de qual conteúdo colocar, parte promocional, parte gerando valro à marca, deve ser colocado.
  2. KIOSK DE ENTRADA: algumas lojas podem iniciar com interatividade. Um kiosk de entrada permite ao cliente navegar pelo catálogo da loja, ler mais sobre um produto, interagindo com o sistema. O uso de vídeo para mostrar o produto em funcionamento, ou modelos usando esse produto, e até a integração deste sistema com o sistema da loja para que o cliente já saiba que cores e tamanhos possui é altamente recomendado.
  3. RADIO CORPORATIVA ONLINE: a música influencia na compra. Fato. Redes de supermercados e mesmo lojistas já descobriram isso. Porém com o uso de tecnologia, essa radio pode ser controlada pela equipe de marketing, evitando o risco de um lojista colocar sua própria música. A grade  musical mantém seu público-alvo contente, evitando  espantar” para seu concorrente, além de permitir manter um ambiente padronizado. Todas suas lojas mantém um mesmo padrão de comunicação musical. Além disso, a Radio Web controlada pela central permite a colocação de vinhetas publicitárias promocionais, chamadas para eventos e outras comunicações com o cliente, inclusive ao vivo.
  4. PRATELEIRA E GÔNDOLA: é na prateleira que estão os produtos. E por que não melhorar a visualização dos mesmos? Você consegue ressaltar um produto numa prateleira, ou deixá-la mais atraente para a marca que vai usar aquele espaço, aumentando o valor daquele espaço. O cliente, por sua vez, quando vê uma novidade, pode ver um vídeo daquele produto, evitando custos com promotores no local. Tudo controlado por uma tecnologia simples e eficiente de gestão de mídia digital.
  5. GESTÃO DE FILAS DE ATENDIMENTO: um sistema d egestão de filas permite além de organizar, manter seu cliente atento à TV. Ele atento à TV, para ver sua vez de ir para o caixa, está vendo sua marca, e toda a comunicação das Tvs no caixa.
  6. TVS NO CAIXA: são as Tvs que ficam atrás dos caixas. Além de controlar a fila, elas podem mostrar videos de produtos, como são feitos. A idéia aqui é fazer o cliente se orgulhar da marca que está comprando, e voltar.
  7. PESQUISAS DE OPINIÃO E SATISFAÇÃO: depois que você vendeu para esse cliente, que tal ter os dados dele? E mais, que tal saber o que ele pensa? Não apenas o que ele achou da experiência de compra, e sua satisfação, mas talvez algumas perguntas adicionais, que porventura a equipe de marketing queira, para tomar decisões. Não é muito melhor tomar decisões baseado numa pesquisa de mercado com seus clientes, evitando assim gastos astronômicos de dinheiro sem resultado? O sistema de pesquisa de satisfação permite enviar online Quiz com uma ou mais perguntas, e coletar as respostas de forma instantânea, vendo em forma gráfica o resultado da pesquisa, até que ela se encerre. De novo, tudo controlado pela Matriz, pela equipe de marketing, de forma central, online. E que tal ainda poder coletar, ao final da pesquisa, dados de seu cliente, dando-lhe um cupom de sorteio ou de desconto por ter respondido à pesquisa? Além de ter dados para fidelizá-lo, você gerou uma oportunidade de tê-lo de novo em sua loja, em breve, para usar o cupom ganho.
  8. TV CORPORATIVA: e os colaboradores? Como podemos nos esquecer deles? Sua loja tem que ter colaboradores bem treinados, que saibam falar sobre o produto. O sistema de TV Corporativa permite gerar treinamentos de como vender, como lidar com os clientes, ajustar erros, melhorar processos. Além disso, é com esse sistema que as lojas estão começando a gerar uma competição entre as mesmas, o que faz com que os vendedores fiquem motivados a vender mais para ser “a loja que mais vendeu” no ranking, ou o vendedor que mais vendeu. Mostre as metas de vendas online e em que ponto você está nas vendas.

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A tecnologia está desenvolvida, e é ainda pouco utilizada, porque empresas e marcas ainda entendem isso como gasto, e não com investimento. Na verdade, elas não entendem que o que é gasto é justamente não ter tecnologia. Isso vem mudando pouco-a-pouco, mas ainda há um grande espaço.

PROJETO PILOTO

Algumas empresas começam a usar algumas destas soluções, mas ainda o mercado está reticente para aderir, porque tem medo de gastar. Por que não utilizar a maneira mais otimizada de se colocar novas tecnologias: um projeto Piloto! Sua empresa faz os testes da tecnologia, e a análise cultural de como essa tecnologia impacta colaboradores e clientes. E a partir daí, ajusta o que é necessário, e vai para o que se chama de “roll-out”, que é a expansão do projeto, já comprovado internamente como eficiente, para todas as lojas do grupo.

Sua empresa está pronta para ser pioneira? Ou você vai aguardar seu concorrente ser pioneiro e apenas copiá-lo?