15 anos de BroadNeeds

2017..  este é o ano que a BroadNeeds faz 15 anos, e é com muito orgulho que eu escrevo este texto. Dirijo a empresa desde sua fundação, em 2002. Dirigir uma empresa no mercado Brasileiro não foi e ainda não é uma tarefa fácil. Aproveito a oportunidade para fazer uma reflexão do que já passamos, o que aprendemos, e para onde queremos ir.

Desde a sua fundação, muita coisa mudou, seja na empresa, seja no mercado. Começamos a pensar cada vez mais em como trazer ao mercado inovações que pudessem não só ser diferente da concorrência, mas principalmente, resolver problemas que ninguém resolvia.

Hoje a BroadNeeds é uma holding de empresas, e cresce de forma sustentável, orgânica, como deve ser. Reinvestimos grande parte de nosso lucro em P&D. Buscamos melhorar nossos processos a cada dia, de forma insistente. Em 2016 mudamos nosso slogan de “Do seu jeito”, que remetia ao conceito de customização, para  “Cada vez melhor”, que se adequava 100% ao nosso modo de pensar: podemos errar (quem não erra?), mas consertamos e aprendemos com os erros e a cada dia nos tornamos cada vez melhores. Melhorar sempre é um mantra que seguimos.

Porém crescer de forma sustentável não significa perder velocidade ou perder ousadia.  Pelo contrário ! Nunca quisemos e nunca deixamos a empresa se tornar engessada, lenta, morna. Velocidade e ousadia são virtudes que queríamos não apenas ter, mas ver cada vez mais em empresas nacionais.

Como mineiro que sou, fiquei orgulhoso ao ler um artigo que falava de como as startups de Belo Horizonte tem crescido e ganhado prestígio no mercado nacional. Empresas como Rock Content e SambaTech ganharam mercado rapidamente e cresceram rápido, fruto de inovação e de uma boa gestão e visão de negócios. Isso renovou minha esperança na inovação tecnológica no Brasil, mesmo numa semana onde vimos o governo reduzir em quase 50% a verba para Ciência e Tecnologia. Mas além de MG, estou certo que isso vem acontecendo em todo o Brasil.

E agora, em 2017 faremos 15 anos. E queremos mandar uma mensagem ao mercado e aos nossos clientes: estamos com muita vontade ! Resolvemos nossas fraquezas, estruturamos nossos produtos, criamos outros, removemos os que não davam certo, melhoramos nossos processos, aumentamos equipe de suporte e desenvolvimento, reestruturamos e crescemos nossa área de marketing, contratamos uma nova agência… A BroadNeeds é hoje um grupo que controla 3 produtos principais, cada um deles com um modelo de negócio bem estabelecido, e principalmente, um propósito: melhorar a vida de quem o contrata.

Em 2017, planejamos fazer fusões com empresas que tem grande sinergia com a nossa, e com as quais já trabalhamos há muito tempo. Isso tem o propósito de reduzir custos duplicados, melhorar eficiência operacional, melhorar comunicação, encontrar sinergias comerciais, aumentar faturamento. E para isso, já nos preparamos para crescer: compramos 3 novas salas e estamos nos preparando para receber os funcionários provenientes destas fusões.

Os 3 negócios principais que a BroadNeeds desenvolve hoje são:

Nucleo Media, nosso software principal por todos esses anos, que reúne módulos para Gestão completa de Mídia Digital, como TV Corporativa, Mural Digital, Webinars, EaD, Radio Corporativa, Digital Signage, Menu Board Digital e Gestão de Filas de Atendimento: tudo numa única plataforma. Hoje temos nosso produto tanto em modelo SaaS sendo alugado como serviço para diversas empresas, e o temos em modelo de venda, em grandes corporações e servidores alocados em diversos órgãos do governo. Continuaremos com modelos de negócio flexíveis, além do SaaS para a venda e implantação de projetos internalizados e customizados.

adMooH.com, uma startup que muda o mercado de Digital Signage, resolvendo os principais problemas tanto das redes de sinalização digital que precisam de anunciantes e tecnologia de gestão, quanto dos anunciantes de DOOH, que precisam de capilaridade, facilidade, segurança e flexibilidade comercial para anunciar em DOOH. Hoje já somos uma das 10 maiores redes do Brasil, com mais de 1000 displays espalhado em 12 estados, e crescendo rapidamente. O modelo do negócio, baseado em adicionar redes numa plataforma unificada, dando mais força e receita a cada rede e agregando mais valor ao anunciante, tem nos permitido presenciar uma rápida taxa de crescimento. É um modelo win-win onde todos ganham, rede, anunciante, adMooH.com, consumidor final.

TIGGY, nosso primeiro projeto para o mercado C2C, uma rede social no segmento esportivo. A App reúne atletas de mesmo interesse e ajuda a organizar a agendar atividades entre eles. Pode assim ver as atividades que vão acontecer e com isso encontrar novos grupos que façam o mesmo esporte que você, em qualquer cidade. O aplicativo permite que as pessoas em cada atividade se comuniquem através de salas de chat em grupo criadas dinamicamente para aquela atividade, sempre mantendo a segurança do atleta. Aliás, essa é uma das grandes vantagens: quanto mais você faz atividades em grupo, menor o risco à sua segurança. O ritmo de melhorias do aplicativo é intenso e já contamos com uma base de 5000 usuários e crescendo diariamente. Foi uma app criada por atletas, para atletas ! Estamos cheios de idéias novas e convidamos você que gosta de esportes a utilizar e acompanhar o crescimento do TIGGY J

Para todos esses produtos, não estamos só olhando o Brasil. Queremos expandir nossa atuação, criando produtos que sejam escaláveis para qualquer país. O adMooH.com já foi criado assim, e embora nosso beachhead market seja o Brasil, o produto está feito e faz cada vez mais sentido quanto mais ele cresce não só em um país, mas em qualquer lugar. Acreditamos na qualidade do software nacional e que ele pode vir a contribuir bastante no mercado internacional.

Estamos prontos para mais um ano, e mesmo em crise, estar atentos ao que o mercado precisa, ouvir nosso cliente, e resolver suas dores, entregando tecnologia de ponta, um serviço seguro em termos tecnológicos, um atendimento qualificado e um preço competitivo.

Que venham os próximos 15 anos !! – CEO Christian Pinheiro.

BroadNeeds – Cada vez melhor.